Quem ama um bom vinho pode aproveitar suas viagens para aprender mais sobre este tema e, é claro, degustar novos rótulos. Os destinos perfeitos para esse tipo de turismo são aqueles que são grandes produtores da bebida, onde os viajantes podem explorar viní­colas, ver de perto como as uvas são cultivadas e colhidas, em que condições a bebida envelhece, fazer workshops sobre vinho, refeições harmonizadas e muito mais.

Confira dez lugares para conhecer se você é um amante dos vinhos!

Bento Gonçalves

Se você acha que é preciso sair do paí­s para provar bons vinhos e conhecer viní­colas incrí­veis, está muito enganado. A região da Serra Gaúcha, em especial próximo a Bento Gonçalves, tem excelentes produtores de vinho, com uma oferta turí­stica muito boa. Para completar, os visitantes conhecem mais sobre a imigração italiana no Brasil e degustam a deliciosa gastronomia local.

O destino é uma ótima opção o ano inteiro, mas é de janeiro a março que os parreirais ficam repletos de uvas e ocorrem as vindimas, quando é feita a colheita das uvas após meses de trabalho no campo, terminando com uma grande celebração.

As principais viní­colas da região são: Cainelli, Cristofoli, Marco Luigi, Torcello e Salton.

Argentina

A América do Sul também tem boas opções para amantes dos vinhos. É o caso da Argentina, nosso paí­s vizinho, que atrai um número considerável de turistas brasileiros todo ano. A belí­ssima proví­ncia de Mendoza é a pedida certa. Situada no oeste do paí­s, oferece tranquilidade e paisagens belí­ssimas para relaxar enquanto se prova um vinho em uma autêntica bodega ““ como são chamadas as viní­colas por lá. Não deixe de conhecer a Casa de Uco Vineyards and Wine Resort, uma viní­cola de altí­ssima qualidade.

Chile

Outra possibilidade próxima é o Chile, que conta com ótimas viní­colas pertinho de Santiago. Para quem tem mais tempo, também é possí­vel conhecer opções maravilhosas em regiões um pouco mais distantes da capital. Mais ao sul, perto de Concepción, por exemplo, visitantes podem explorar viní­colas boutique que são um verdadeiro luxo!

O Vale de Itata, por exemplo, é um pequeno tesouro no sul do Chile. Com uma rota rudimentar que pouco a pouco incorpora o turismo dentro de suas atividades, Itata mantém em seus vinhedos a história da viticultura chilena. Orgí¢nica e familiar, a viní­cola Vií±a Mannle é caracterizada por criar vinhos doces, com toques de framboesa e mirtilos, que são uma sobremesa no paladar.

Uruguai

Para completar as opções na América do Sul, há o Uruguai. Os vinhos do paí­s são conhecido no mundo por utilizar a tannat, casta de uva que se tornou emblemática do paí­s, mesmo sendo nativa de outros regiões do planeta. Seu sabor único e aveludado rendeu diversos prêmios internacionais aos rótulos uruguaios. Cada taça de vinho do Uruguai guarda séculos de história, segredos e transformação! A Bodega Garzón é o destaque entre as adegas, principalmente por suas práticas orgí¢nicas e sustentáveis, que incluem colheita manual, seleção das melhores uvas e até mesmo geração de energia eólica e fotovoltaica.

Estados Unidos

Há um destino incrí­vel para quem gosta de vinho nos Estados Unidos. São as regiões de Napa Valley e Sonoma, na Califórnia. Lá, encontram-se 600 viní­colas diferentes com visitas guiadas, degustações e até cursos e workshops. Vale a pena mesmo para quem não tem muito tempo no roteiro: há tours que partem de São Francisco e duram um dia!

O destaque vai para a viní­cola V. Sattui, que oferece o charme do velho mundo com 80 variedades diferentes de vinhos, champanhe e vinho do Porto, vastas áreas para piquenique, tours e degustações, além de uma delicatessen italiana lendária com alimentos frescos e deliciosos queijos.

Portugal

Chegamos enfim aos paí­ses europeus. Portugal produz inúmeros vinhos de qualidade, e o único problema para os viajantes é decidir quais locais conhecer. O território português tem boas viní­colas em suas diversas regiões: próximo ao rio Douro, na região do Centro, no Alentejo e até na Ilha da Madeira, situada em meio ao Atlântico. Para completar, em julho foi inaugurado o World of Wine, em Vila Nova de Gaia, próximo ao Porto, um empreendimento de 30 mil metros quadrados que conta a história do vinho e de Portugal.

Espanha

Vizinha de Portugal, a Espanha conta com diversas Rotas do Vinho, que permitem que os viajantes explorem o vinho e o que há além da taça. De norte a sul do paí­s, da Galí­cia í  Andaluzia, é possí­vel experimentar várias atividades ligadas ao vinho, além de visitar museus dedicados í  bebida e sua cultura, como o Museu do Vinho de Valdapeí±as e o Museu Vivanco da Cultura do Vinho.

França

Além dos tintos e brancos tão famosos, o paí­s produz, ainda, o autêntico champanhe, na região de Champagne. O destino perfeito para quem quer um mergulho no mundo do vinho, no entanto, é a região de Bordeaux, onde há quase 10 mil produtores responsáveis por fornecer mais de 650 milhões de litros de vinho anualmente. Lá, a produção acontece em propriedades com chí¢teaux, ou castelos, de tirar o fôlego! Além disso, uma das atrações imperdí­veis para quem ama vinho é La Cité du Vin, uma museu interativo que conta a história do vinho no mundo.

Itália

Um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa, a Itália oferece boas viní­colas em diferentes partes de seu território. Assim como na França, elas também contam com construções impressionantes que, junto com as paisagens, foram cenários que parecem saí­dos de sonhos. Vêneto, Piemonte, Toscana e Sicí­lia são algumas das principais regiões produtoras.

ífrica do Sul

Para quem busca um destino mais incomum, a ífrica do Sul é perfeita. Embora tenha menos tradição nesta atividade que os paí­ses europeus, a bebida lá produzida é de altí­ssima qualidade e conta com uma boa variedade de uvas. As cidades mais conhecidas para o enoturismo são Franschhoek, de origem francesa, e Stellenbosch, ambas vizinhas í  Cidade do Cabo. E o melhor: é possí­vel visitar as viní­colas sul-africanas em qualquer época do ano!

Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!