Você já pensou em viajar com todos os confortos de um hotel por vários destinos, mas sem precisar desfazer e refazer malas? Em passar as férias pertinho da natureza, mas sem passar perrengue em um acampamento? Em conhecer os mais belos parques nacionais dos Estados Unidos no seu próprio tempo? Então, uma viagem de motorhome é perfeita para você.

O que é um motorhome?

Um motorhome é, basicamente, uma casa sobre quatro rodas – ou, como o próprio nome diz, uma casa com motor. Os motorhomes são completamente planejados para poderem te levar a qualquer lugar, mas com todas as funcionalidades de uma casa. Há camas para dormir, banheiro completo, cozinha com geladeira, fogão, micro-ondas, armários e muito mais.

Um modelo de tamanho médio pode acomodar até cinco pessoas, contando com camas duplas e, muitas vezes, áreas versáteis – uma área de jantar que pode se tornar uma cama adicional, por exemplo. Tudo costuma ser muito funcional.

Você já deve ter visto filmes ou séries em que uma família norte-americana faz uma viagem em um desses. Isso porque é algo muito comum nos Estados Unidos e no Canadá, principalmente para conhecer destinos de natureza, pois oferece uma experiência tão imersiva quanto acampar, mas muito mais confortável. Por lá, os motorhomes são conhecidos como RV, Recreational Vehicules, ou seja: veículos de recreação. Justamente por serem pensados para experiências de lazer.

Ao contrário do que muita gente pensa, motorhome não é o mesmo que um trailer. Diferente do motorhome, o trailer não é um veículo motorizado: ele precisa ser rebocado por um carro.

Quais são as vantagens de viajar em motorhome?

Há muitas vantagens em viajar em um destes veículos. A principal é a liberdade: você pode permanecer em um lugar o tempo que quiser. Se não se sentir muito conectado a um destino, pode partir para o próximo, sem se preocupar com reservas de hotéis, horários de refeições, fazer e desfazer malas, etc.

O motorhome oferece muita flexibilidade, já que é possível seguir um roteiro pré-determinado ou explorar as estradas conforme der vontade.

A economia também é garantida, já que o valor de aluguel inclui a hospedagem e o transporte para uma viagem completa. Além disso, diferente de um aluguel de carro, o seguro é completo desde a reserva e é possível ter motoristas adicionais sem custo adicional.

Ao contrário do que se pode pensar, não há muita burocracia envolvida. Na verdade, qualquer pessoa habilitada com 21 anos ou mais pode dirigir um motorhome. Sim: a habilitação para carros (categoria B) é suficiente!

O espaço é outra vantagem: uma viagem de carro sempre gera desconforto, principalmente para quem fica no banco de trás. Em um motorhome, todos ficam confortáveis mesmo durante os trajetos.

Por fim, há o contato com a natureza. O motorhome é a melhor opção para visitar os parques nacionais americanos, pois em muitos deles é possível pernoitar dentro dos próprios parques, mas sempre com conforto.

Quais parques nacionais posso conhecer em um motorhome?

Parque Nacional do Grand Canyon

Este é provavelmente um dos parques mais famosos dos Estados Unidos, e fica no Arizona. O cânion que lhe dá o nome tem 1,6 quilômetro de profundidade e 16 quilômetros de largura, sendo surpreendente e arrebatador. E, bem no meio dele, serpenteia o rio Colorado, deixando o cenário digno de cartão-postal.

Parque Nacional de Yosemite

É outro parque muito conhecido na América do Norte, recebendo 4 milhões de visitantes todos os anos. Suas paisagens incluem quedas d’água, vales profundos, árvores gigantescas e picos de granito. É no Yosemite, na Califórnia, que fica a cachoeira mais alta do continente, com 740 metros.

Parque Nacional de Yellowstone

Este foi o primeiro parque nacional do país e é bastante diferente dos dois anteriores. O Yellowstone conta com impressionantes termas e gêiseres, além de lagos de águas transparentes, desfiladeiros, pradarias e cachoeiras, e os visitantes podem curtir suas diversas trilhas. A maior parte de seu território fica no estado de Wyoming, na região Oeste.

Parque Nacional da Sequoia

Também situado na Califórnia, este parque é conhecido por suas sequoias gigantescas, de mais de 80 metros de altura e 30 metros de circunferência. Completando a paisagem, há montanhas com picos nevados. É possível fazer trilhas, visitar o Museu da Floresta Gigante e conferir a vista magnífica de um mirante.

Parque Nacional dos Arcos

Situado em Utah, também no Oeste, este parque conta com paisagens de cores contrastantes, além de relevos e texturas únicas no mundo. Ele recebeu esse nome por possuir mais de 2 mil arcos de pedra em seu território. Para completar, há outras formações rochosas impressionantes, que incluem picos altos e grandes rochas equilibradas em formações estreitas.

Confira aqui outros destinos nos Estados Unidos para sair do óbvio.

Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.