As temperaturas já estão caindo em várias regiões brasileiras. É hora de pegar as roupas de frio guardadas, tirar os edredons do armário e se preparar. Uma das maneiras mais gostosas de se esquentar em dias frios é tomando uma bebida quente.

Confira as nossas sugestões abaixo e saiba de quais destinos elas vêm!

Chá – Inglaterra

Foto de chá preto com leite, como é tomado na Inglaterra

O chá das cinco tomado pelos ingleses é famoso no mundo todo. No entanto, não é qualquer chá que faz parte da tradição local. Em primeiro lugar, o mais consumido é o chá preto, com variações como English Breakfast, Earl Grey e Darjeeling. Além disso, a maioria dos ingleses complementam a bebida quente com um pouco de leite.

Irish coffee – Irlanda

Foto de um café irlandês

Os irlandeses são conhecidos pelo alto consumo de bebidas alcoólicas. Não é à toa que a cerveja e o uísque produzidos por lá são muito populares no resto do mundo. Mas, para os dias mais frios, é preciso caprichar. Por isso, o café irlandês leva café quente, que pode ser expresso ou coado, uísque e creme de leite batido, além de açúcar a gosto.

Chá de menta – Marrocos

Foto de chá de menta do Marrocos

O cheiro desta bebida quente se espalha por todo o Marrocos. É impossível visitar o país e não provar essa verdadeira iguaria local. Os marroquinos têm um verdadeiro ritual para o preparo do chá de menta, com bule e copos específicos, mas você também pode prepará-lo em casa. Para isso, é preciso chá verde, folhas de menta (frescas ou secas) e açúcar.

Chimarrão – Região Sul do Brasil, Argentina e Uruguai

Foto de um homem tomando chimarrão

A região Sul do Brasil, a Argentina e o Uruguai têm algo em comum: a erva-mate. Nesses destinos, é comum consumi-la com água quente, num preparado feito com cuia e bomba específicas. Muitas pessoas estão acostumadas a tomar essa delícia todos os dias!

Masala chai – Índia

Foto de masala chai servido em xícara de barro

A Índia também tem seu tipo comum de chá. A base para esta bebida quente também é o chá preto, mas há outros ingredientes para deixá-lo perfeito, por exemplo: pimenta-do-reino, leite, canela, cardamomo, cravo e erva-doce. Aqui no Brasil, é possível conseguir uma mistura pronta para o preparo!

Anijsmelk – Holanda

Foto de anijsmelk, bebida holandesa

Nos Países Baixos, o inverno fica mais quentinho com o anijsmelk. A bebida é preparada com leite integral e anis-estrelado, que são esquentados em uma panela até começar a borbulhar. Depois, acrescenta-se um pouco de mel, mantendo a mistura por mais alguns minutos na panela, e já está pronta para servir. Basta coar para retirar o anis e voilà!

Chocolate quente – Espanha

Foto de chocolate quente com churros

A tradição do chocolate quente começou no México, há mais de 2,5 mil anos, já que os maias faziam uma bebida com sementes de cacau, água, pimentas e outros ingredientes. Mas foi na Espanha que ele virou o que é hoje, quente, doce e delicioso. Por lá, é comum tomá-lo acompanhando os tradicionais churros do país!

Se você curtiu este post, aproveite para ver também nossas sugestões de pratos para viajar pela gastronomia internacional.