Para quem vive em um país tropical, como nós, a neve é praticamente um elemento mítico da natureza, que muitas pessoas sonham em ver. E para aproveitar uma paisagem assim, tão diferente da nossa, com outras cores e outro clima, nada melhor que praticar esqui, o esporte de inverno mais popular do mundo.

O primeiro passo é escolher um bom destino para iniciantes na atividade. Whistler, no Canadá, Snowmass, nos Estados Unidos, e Bariloche, na Argentina, são boas estações para quem nunca calçou as botas de esqui.

Depois disso, garanta suas aulas. A maioria das estações tem professores disponíveis, mas pode ser necessário agendar com antecedência. Muitas pessoas preferem se arriscar sozinhas, sem instrutor, mas recomendamos sempre começar com um. Com aulas, você aprenderá a andar, frear, cair sem se machucar e também a se levantar depois das quedas, o que vai te deixar muito mais seguro ao explorar as pistas. As aulas são oferecidas para crianças a partir de 3 anos e é importante frisar que ski e snowboard são esportes para todas as idades. Saiba que todas as aulas são feitas em pistas de iniciantes em locais da montanha com pouca inclinação.

Garanta o equipamento necessário. Alugue os esquis, bastões e as botas com a ajuda de um profissional, mas certifique-se também de ter capacete, óculos e luvas. Quanto às roupas, aposte nas três camadas: a primeira deve ser térmica, a segunda precisa ser mais grossa para cortar o vento e a terceira, impermeável. Você não deve usar mais que isso, até porque vai se exercitar e pode acabar sentindo calor. Em dias de sol nas montanhas, pode ficar bem quente, mas não deixe partes dos membros descobertas, pois cair na neve pode machucar a pele.

Antes de começar, confira o mapa das pistas. Se você é iniciante, deve ir para as pistas verdes e, só depois, passar para as azuis. As vermelhas e pretas ficam para quando você já estiver craque, ok? Mas lembre-se que, dependendo das condições climáticas, nem todas as pistas ficam abertas. Verifique a cada dia quais estão acessíveis.

Atente-se ao fato de que quem está na sua frente tem a preferência. Por isso, você deve sempre manter o controle de onde está indo e qual a sua velocidade. Não subestime os bastões, eles podem ser muito úteis para dominar as curvas enquanto estiver aprendendo.

Por fim, acostume-se à ideia de que você vai cair muitas vezes. E tudo bem! É só levantar e seguir tentando. O esqui é um exercício muito divertido, e ao final do dia você vai ter gasto energia, queimado calorias e ficará cansado… E muito ansioso para o dia seguinte!

Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.