Os jardins europeus representam uma síntese encantadora entre a arte paisagística, a história e a cultura do continente. Ao longo dos séculos, esses espaços meticulosamente projetados tornaram-se testemunhas do refinamento estético e do cuidado dedicado à natureza.
Dos exuberantes jardins renascentistas às composições geométricas dos jardins franceses, cada estilo reflete a influência de épocas e personalidades marcantes. Confira abaixo a riqueza e a diversidade de alguns jardins europeus.
Jardins de Versailles, França
Localizado a poucos quilômetros da capital Paris, o Palácio de Versalhes abriga um dos maiores e mais magníficos jardins do mundo, os Jardins de Versalhes. Composto por calçadas, fontes, esculturas, canteiros e bosques, os jardins foram construídos em 1661 pelo famoso paisagista André Le Nôtre a pedido de Luís XIV.
Jardins de Luxemburgo, França
Construído no século 17 a pedido da rainha Maria de Médici, é um dos maiores e mais espetaculares jardins de Paris. Eles fazem parte do imponente Palácio de Luxemburgo e ocupam 23 hectares, onde estão áreas de pomar, estufas, orquidários, a famosa fonte de Médici, além de obras de arte e até um carrossel.
Jardins da Villa D’Este, Itália
A Villa D’Este foi construída no século 16, na cidade de Tivoli, próximo a Roma, com um belo jardim em que o destaque são os mais de quinhentos jatos d’água espalhados em fontes ao seu redor. A vila é considerada um Patrimônios da Humanidade pela Unesco.
Parque Keukenhof, Holanda
Em Lisse, o Keukenhof é um verdadeiro espetáculo da natureza, considerado um dos maiores jardins de flores do mundo. O parque conta com uma área de 32 hectares com mais de 7 milhões de flores e mais de 800 variedades de tulipas.
Jardins de Kew, Inglaterra
Considerado um dos mais extensos, antigos e prestigiosos jardins botânicos do mundo, o Kew possui uma coleção privilegiada com mais de 50 mil plantas em um grande complexo de jardins, arboretos e estufas situados em um vasto parque a sudoeste de Londres.
Jardins do Alcázar de Sevilha, Espanha
O Alcázar de Sevilha, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, é um dos palácios mais antigos em uso no mundo e os seus jardins são tão espetaculares que serviram de cenário para algumas cenas da famosa série Game of Thrones, dando vida ao reino de Dorne.
Jardins da ilha de Mainau, Alemanha
A sudoeste da Alemanha, no Lago Constança, está a ilha Mainau, popularmente conhecida como ilha das flores. Este grande parque conta com uma vegetação exuberante, milhares de flores e esculturas distribuídas pelos jardins que ocupam um espaço de cerca de 45 hectares.
Ficou interessado em conhecer as belezas dos jardins europeus? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!