Se você adora praia, sol e mar e quer viajar pelo Brasil para conhecer alguns dos lugares mais lindos do país, a Rota das Emoções precisa estar no topo da sua lista de desejos de viagem. Esta é uma oportunidade única de conhecer três estados em uma única viagem, passando por destinos incríveis como Lençóis Maranhenses, no Maranhão; Delta do Parnaíba, no Piauí; e Jericoacoara, no Ceará.

O roteiro possui cerca de 500 quilômetros de extensão e engloba 14 cidades da região. A Rota da Emoção é uma área de proteção com dunas, rios, lagos e muita natureza que oferece um passeio versátil com lugares paradisíacos e paisagens de tirar o fôlego. Ideal tanto para os turistas em busca de adrenalina e aventura quanto para aqueles que preferem tranquilidade.

A viagem pode ser feita a partir do Ceará até o Maranhão, passando por Piauí ou no sentido inverso, a depender de qual cidade seu voo chegar. Não importa por onde começar, o roteiro é perfeito para apreciar a natureza, a cultura, a boa gastronomia, além de tirar fotos em lugares incríveis e vivenciar momentos inesquecíveis.

A Rota da Emoções pode ser visitada ao longo de todo o ano. No entanto, a melhor época é entre os meses de maio e setembro, logo após o período das chuvas na região. Dessa forma, há mais chances de as lagoas estarem cheias e os dias mais secos e quentes.

Veja abaixo algumas das principais atrações em cada um dos destinos da Rota das Emoções.

Lençóis Maranhenses (MA)

No Maranhão, o principal atrativo são os Lençóis Maranhenses. Este parque nacional é uma área protegida conhecida pela sua vasta paisagem de dunas de areias brancas e suas lagoas sazonais de água das chuvas. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores do parque.

Entre os passeios que a Abreu recomenda estão o tour em carros 4×4 aos grandes Lençóis e o tour de lancha pelo Rio Preguiças até Atins. As cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão são as principais portas de entrada para o parque.

Cidades que englobam a rota e que pertencem ao Maranhão: Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia e Araioses.

Delta do Parnaíba (PI)

Rota das emoções

Já no Piauí, o principal atrativo é o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas. Também conhecido como Delta das Américas, o arquipélago é formado por mais de 70 ilhas e tem mais de 2.700 quilômetros de extensão de uma beleza inigualável.

A principal atração do delta são os passeios de barco para avistar a exuberante fauna e flora local. Outro passeio famoso recomendado pela Abreu é o de canoa pelos manguezais para ver cavalos-marinhos. O pôr do sol é o momento mais mágico do dia.

Cidades que englobam a rota e que pertencem ao Piauí: Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba e Cajueiro da Praia.

Jericoacoara (CE)

Rota das emoções

No Ceará, o destaque da rota é Jeri. Essa pequena e isolada vila de pescadores oferece sossego, tranquilidade e muita beleza aos seus visitantes. Apesar do cenário simples e rústico, o local conta com boa infraestrutura para receber os turistas com bares, restaurante, pousadas e hotéis.

Suas paisagens misturam dunas, lagoas, mangue e praias. A Praia de Jericoacoara é a principal da vila, com mar calmo e ideal para quem quer relaxar ou praticar windsurfe. Outra opção é a Lagoa do Paraíso, de águas cristalinas e com redes para descansar.

Cidades que englobam a rota e que pertencem ao Ceará: Chaval, Barroquinha, Camocim, Cruz e Jericoacoara.

Curtiu as dicas? Ficou com vontade de conhecer a Rota das Emoções? Fale com a Abreu!