Hoje em dia, cada viagem, encontro com os amigos ou familiares resulta em centenas e até milhares de fotos. Essa facilidade para registrar os momentos garante que tenhamos muito mais fotos que antigamente, o que é maravilhoso, mas também pode virar uma verdadeira bagunça.

Que tal tirar um tempo para organizar seus arquivos de fotos? Confira nosso guia completo da organização de fotos.

Passe as fotos para o computador

É mais fácil organizar os arquivos quando eles estão no computador. Primeiramente, porque é possível agregar fotos vindas de diferentes dispositivos, como o celular e a câmera. Além disso, a visualização das fotos é maior, há programas gratuitos que podem ajudar e depois também é possível fazer o backup em um HD externo ou em algum serviço de armazenamento como Google Drive, Dropbox ou OneDrive. Por isso, comece passando as fotos de seu celular, câmera, memory card e outros para um computador.

Remova arquivos duplicados

Às vezes, temos um registro repetido diversas vezes. Por exemplo, podemos tirar uma foto no celular que, mais tarde, é enviada em um grupo do WhatsApp e é salva de novo automaticamente. Isso não só aumenta a quantidade de fotos em nossos dispositivos, como aumenta nosso trabalho na hora de organizar ou procurar fotos. Além disso, podemos acabar tendo a foto em diferentes níveis de qualidade. Para resolver este problema, é possível utilizar programas que identificam fotos repetidas. Para o Windows, por exemplo, existe o Find.Same.Images.OK. Já para o Mac, nossa sugestão é o Photos Duplicate Cleaner.

Em uma sequência de fotos, escolha apenas as melhores

Como hoje é muito fácil tirar fotos, é comum ter dezenas de registros em um mesmo cenário, fazendo a mesma pose. Guardar todas essas fotos pode parecer prudência, mas apenas ocupa a memória de seu dispositivo e atrapalha a busca de imagens. Por isso, o próximo passo é reduzir o número de fotos parecidas. Você pode começar apagando as fotografias que não estão boas: tremidas, escuras, sem enquadramento, alguém com o olho fechado. Depois, selecione as melhores das sequências – não precisa sofrer na escolha para ficar com apenas uma de cada grupo de fotos, pode manter duas ou três.

Classifique as fotos

Escolha uma forma de organização. A mais comum é a ordem cronológica. No entanto, antigamente, com os velhos álbuns de família, havia mães que separavam as fotos em álbuns dedicados a cada filho, por exemplo. Você pode criar pastas relacionadas aos anos e subpastas com seus meses ou com eventos importantes, como aniversários, viagens ou datas especiais. As subpastas são essenciais pois pode haver muitas fotos em um único ano, o que dificulta as buscas. Além disso, é possível que o computador não reconheça as datas corretamente e não consiga ordenar sem a sua ajuda – por exemplo, uma foto enviada por WhatsApp pode ficar registrada com a data de recebimento, e não com a data em que foi tirada.

Mantenha o hábito de organizar as fotos com frequência

Pode parecer um trabalhão fazer tudo isso com as fotos de vários anos, e de fato é. Para não repetir todo esse processo, o melhor é simplesmente manter um hábito de organização e regularmente reunir as fotos no computador, apagar as repetidas e classificá-las. Aliás, a seleção das melhores fotos pode ser feita ainda na câmera ou celular!

Se você gosta de fotos, não deixe de conferir nossas dicas para tirar as melhores fotografias de viagem!