Alguns dos cenários mais deslumbrantes do mundo são totalmente naturais. Florestas com rios caudalosos, vales entre montanhas nevadas com lagos profundos, penhascos e formações rochosas, vulcões e desertos encantam os viajantes, principalmente por serem tão diferentes dos horizontes de cidade com os quais muitos estão acostumados.

Por isso mesmo, os patrimônios naturais de cada país acabam sendo transformados em parques nacionais, ou seja: são áreas protegidas onde os turistas são mais que bem-vindos.

Confira abaixo nossa lista de parques nacionais imperdíveis ao redor do mundo!

Parque Nacional Fiordland – Nova Zelândia

Montanhas nevadas, florestas, fiordes, lagos, rios e cachoeiras podem ser explorados neste parque que fica na Ilha Sul da Nova Zelândia. Afinal, são mais de 1,2 milhão de hectares com opções de passeios para agradar qualquer amante da natureza: há trilhas de cortam o parque, cruzeiros pelos lagos, passeios de caiaque e excursões pelas cavernas. Além disso, é permitido pescar e até acampar por lá – mas, antes de tudo, é importante consultar o regulamento local.

Parque Nacional de Serengeti – Tanzânia

Um dos destinos de preferência para safáris na África, este parque fica na Tanzânia, perto da fronteira com o Quênia, e é um verdadeiro santuário de vida selvagem. Com tranquilidade e segurança, é possível ver de perto elefantes, gnus, leopardos, gazelas, macacos, hienas, girafas e inúmeras outras espécies, enquanto se aprecia a geografia local, que inclui infinitas planícies, savanas, bosques e florestas.

Parque Nacional Kruger – África do Sul

Milhares de quilômetros ao sul do Serengeti está este parque que, assim como o primeiro, conta com quase dois milhões de hectares e mais de 800 espécies de animais, incluindo mamíferos, pássaros, répteis, anfíbios e peixes. Seus alojamentos vão desde campings até lodges luxuosos, fazendo com que, da mesma forma, o Kruger seja outra opção muito popular para os safáris.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice – Croácia

Main Waterfalls in Spring at Plitvice Jezera Croatia

Embora este seja o único parque europeu na lista, é inegavelmente incrível, tanto que está entre as atrações mais procuradas da Croácia. Fica a 130 km da capital, Zagreb, e possui 16 lagos conectados por uma série de cascatas em meio a uma floresta habitada por cervos, ursos, lobos e javalis. A cachoeira mais alta tem 70 metros de altura. Contudo, todo o passeio pelo parque garante cenários tão bonitos que nem parecem de verdade.

Parque Nacional da Chapada Diamantina – Brasil

Certamente são muitas as belezas naturais do Brasil, mas a Chapada Diamantina, na Bahia, é a nossa escolha para esta lista. Ao contrário de Plitvice, tem um visual tropical, com grutas, cachoeiras, cânions, poços de água cristalina e morros. Fica a 400 quilômetros de Salvador e permite atividades como trilhas, nado, escaladas e rapel.

Parque Nacional Torres del Paine – Chile

Imponentes montanhas, geleiras, bosques virgens e lagos azul-turquesa farão você apreciar a imensidão de Torres del Paine. Inegavelmente, foram essas paisagens cinematográficas que fizeram este parque chileno ser considerado a oitava maravilha do mundo. Além de ser possível observar animais como condores e raposas, durante o verão, os visitantes curtem até 17 horas de luz no destino – portanto, há tempo para descobrir muitas de suas belezas.

Parque Nacional Galápagos – Equador

Este arquipélago com 58 ilhas vulcânicas fica a cerca de 1.000 quilômetros da costa do Equador, em meio ao Oceano Pacífico. É repleto de espécies de animais exóticos, como tartarugas-gigantes, iguanas-marinhas e pinguins-de-Galápagos. De fato, essa riqueza natural inspirou, há mais de um século, o naturalista Charles Darwin e sua Teoria da Evolução.

Parque Nacional Banff – Canadá

Este parque canadense fica nas Montanhas Rochosas, uma importante cordilheira da América do Norte, de forma que seu território tem montanhas, geleiras, florestas de pinheiros, picos nevados e lagos cristalinos. Entre as atividades oferecidas, estão trilhas dos mais diversos níveis de dificuldade, canoagem, pesca, passeios de barco e escalada.

Especial: os parques dos Estados Unidos

À primeira vista, o Estados Unidos são conhecidos por seus destinos urbanos como Nova York, Los Angeles e São Francisco, além da popular Orlando. No entanto, também são um país repleto de natureza. Por isso, separamos abaixo três parques maravilhosos para conhecer por lá.

Parque Nacional do Grand Canyon

Em primeiro lugar está o Grand Canyon, que é provavelmente um dos mais famosos. Surpreendente e arrebatador, o cânion tem 1,6 quilômetro de profundidade e 16 quilômetros de largura. Para completar a imagem digna de cartão-postal, é por ele que serpenteia o rio Colorado.

Parque Nacional de Yosemite

Juntamente com o Grand Canyon, o Yosemite também é uma grande atração norte-americana, recebendo 4 milhões de pessoas anualmente. Fica a 260 quilômetros de São Francisco e conta com quedas d’água, vales profundos, árvores gigantescas e picos de granito. Para completar, é lá que fica a cachoeira mais alta do continente, que conta com 740 metros.

Parque Nacional de Yellowstone

Por fim, encerrando a lista, estão o primeiro parque nacional dos Estados Unidos. No entanto, sua paisagem é bem diferente dos dois citados acima, visto que conta com impressionantes termas e gêiseres, além de lagos de águas transparentes, desfiladeiros, pradarias e cachoeiras. Localizado na região Oeste, tem inúmeras trilhas e é habitado por animais como bisões, alces e ursos.

Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.