Viajar pelos destinos incrí­veis do Hemisfério Sul é bom em qualquer época ou estação do ano. A dica é escolher o tipo de viagem que você quer fazer e o destino que mais se adequa aos seus planos para aquele perí­odo. Veja abaixo algumas dicas de lugares para visitar em todas as estações do ano na região.

Verão
21 de dezembro a 22 de março

Praias do Nordeste

O verão é a estação mais aguardada do ano, quando as temperaturas estão mais elevadas e os dias são mais longos que as noites. No Brasil, o ideal é visitar as praias do Nordeste. São muitas opções de destinos com atrações para toda a famí­lia. As praias são os maiores atrativos, mas o Nordeste oferece muito mais: cultura, história, natureza, aventura etc. A Abreu indica ainda viajar para Nova Zelí¢ndia, principalmente a South Island, onde as temperaturas são mais amenas; e Austrália para apreciar as praias, surfar e mergulhar.

Outono
22 de março a 21 de junho

Machu Picchu, Peru

Conhecida como a estação das frutas, o outono é uma transição entre verão e inverno. O perí­odo é marcado pela redução gradual das temperaturas e a diminuição do tempo de luz ao longo dos dias. Segundo os especialistas da Abreu, esta é uma boa época para viajar por qualquer destino em todo o Hemisfério Sul, com exceção das regiões meridionais e geladas, como Terra do Fogo ou Patagônia.

Bariloche, na Argentina, é uma boa opção. O pôr do sol nesta época do ano é lindí­ssimo e há sempre uma boa cervejaria artesanal para os apreciadores da bebida. Outra excelente opção para viajar o ano inteiro é Lima, no Peru. Para os viajantes que gostam de incluir as montanhas, Machu Picchu e Cusco, os meses de abril a outubro são ideais por terem menor incidência de chuvas.

No Brasil, Paraty é ideal neste perí­odo porque chove muito pouco, dando para aproveitar o centro da cidade com lojas e restaurantes, caminhadas pelas ruas de pedras e a incrí­vel arquitetura colonial da cidade.

Inverno
21 de junho a 22 de setembro

Torres del Paine, Chile

Inverno é a estação mais fria do ano, marcada pela queda das temperaturas e ocorrência de noites mais longas que os dias. O perí­odo é ideal para embarcar em uma viagem pelos destinos de neve do Hemisfério Sul, como Argentina e Chile que possuem um inverno mais rigoroso com temperaturas negativas e ocorrência de neve.

No Brasil, o turismo de inverno ganha força nas regiões serranas e Sul do paí­s. Já para quem prefere fugir do frio, o Nordeste é sempre uma boa opção. A dica dos especialistas da Abreu é visitar Porto de Galinhas, conhecida por sua diversidade de belezas naturais, e Lençóis Maranhenses, que fazem parte da bela Rota das Emoções.

O mês de setembro é ideal quem está em busca de dias ensolarados e temperaturas agradáveis nos destinos do Hemisfério Sul. Os especialistas da Abreu recomendam uma viagem ao Peru para descobrir os encantos das cidades de Lima, Cusco e Machu Picchu.

Primavera
22 de setembro a 21 de dezembro

Balneário Camboriú

A primavera é quando ocorre a floração de diversas plantas, as paisagens se enchem de cor e perfume e as atividades ao ar livre ficam ainda mais agradáveis. Com as temperaturas mais amenas, o perí­odo é ideal para viajar pela Patagônia Argentina e Chilena para aproveitar todos os passeios da região, e ainda ver neve no pico das montanhas.

No Brasil, os dias claros e as temperaturas agradáveis são ideais para conhecer Balneário Camboriú (SC), que além das praias tem o famoso parque Beto Carrero. Em novembro já começam as famosas comemorações natalinas em Gramado (RS), com destaque para o Natal Luz.

Qual desses lugares no Hemisfério Sul você quer viajar para aproveitar melhor cada estação do ano?