Viajar pelos destinos incríveis do Hemisfério Sul é bom em qualquer época ou estação do ano. A dica é escolher o tipo de viagem que você quer fazer e o destino que mais se adequa aos seus planos para aquele período. Veja abaixo algumas dicas de lugares para visitar em todas as estações do ano na região.

Verão
21 de dezembro a 22 de março

Praias do Nordeste

O verão é a estação mais aguardada do ano, quando as temperaturas estão mais elevadas e os dias são mais longos que as noites. No Brasil, o ideal é visitar as praias do Nordeste. São muitas opções de destinos com atrações para toda a família. As praias são os maiores atrativos, mas o Nordeste oferece muito mais: cultura, história, natureza, aventura etc. A Abreu indica ainda viajar para Nova Zelândia, principalmente a South Island, onde as temperaturas são mais amenas; e Austrália para apreciar as praias, surfar e mergulhar.

Outono
22 de março a 21 de junho

Machu Picchu, Peru

Conhecida como a estação das frutas, o outono é uma transição entre verão e inverno. O período é marcado pela redução gradual das temperaturas e a diminuição do tempo de luz ao longo dos dias. Segundo os especialistas da Abreu, esta é uma boa época para viajar por qualquer destino em todo o Hemisfério Sul, com exceção das regiões meridionais e geladas, como Terra do Fogo ou Patagônia.

Bariloche, na Argentina, é uma boa opção. O pôr do sol nesta época do ano é lindíssimo e há sempre uma boa cervejaria artesanal para os apreciadores da bebida. Outra excelente opção para viajar o ano inteiro é Lima, no Peru. Para os viajantes que gostam de incluir as montanhas, Machu Picchu e Cusco, os meses de abril a outubro são ideais por terem menor incidência de chuvas.

No Brasil, Paraty é ideal neste período porque chove muito pouco, dando para aproveitar o centro da cidade com lojas e restaurantes, caminhadas pelas ruas de pedras e a incrível arquitetura colonial da cidade.

Inverno
21 de junho a 22 de setembro

Torres del Paine, Chile

Inverno é a estação mais fria do ano, marcada pela queda das temperaturas e ocorrência de noites mais longas que os dias. O período é ideal para embarcar em uma viagem pelos destinos de neve do Hemisfério Sul, como Argentina e Chile que possuem um inverno mais rigoroso com temperaturas negativas e ocorrência de neve.

No Brasil, o turismo de inverno ganha força nas regiões serranas e Sul do país. Já para quem prefere fugir do frio, o Nordeste é sempre uma boa opção. A dica dos especialistas da Abreu é visitar Porto de Galinhas, conhecida por sua diversidade de belezas naturais, e Lençóis Maranhenses, que fazem parte da bela Rota das Emoções.

O mês de setembro é ideal quem está em busca de dias ensolarados e temperaturas agradáveis nos destinos do Hemisfério Sul. Os especialistas da Abreu recomendam uma viagem ao Peru para descobrir os encantos das cidades de Lima, Cusco e Machu Picchu.

Primavera
22 de setembro a 21 de dezembro

Balneário Camboriú

A primavera é quando ocorre a floração de diversas plantas, as paisagens se enchem de cor e perfume e as atividades ao ar livre ficam ainda mais agradáveis. Com as temperaturas mais amenas, o período é ideal para viajar pela Patagônia Argentina e Chilena para aproveitar todos os passeios da região, e ainda ver neve no pico das montanhas.

No Brasil, os dias claros e as temperaturas agradáveis são ideais para conhecer Balneário Camboriú (SC), que além das praias tem o famoso parque Beto Carrero. Em novembro já começam as famosas comemorações natalinas em Gramado (RS), com destaque para o Natal Luz.

Qual desses lugares no Hemisfério Sul você quer viajar para aproveitar melhor cada estação do ano?